Estar sempre ocupado não significa necessariamente ser produtivo. Diante de um dia a dia repleto de tarefas, saber utilizar o tempo de modo adequado é um dos desafios do ambiente corporativo. Confira essas dicas para otimizar sua jornada de trabalho e alcançar melhores resultados.
- Organize sua rotina
Dedique alguns minutos do seu dia para organizar sua agenda. Liste os telefonemas que precisa fazer, os relatórios a entregar, as reuniões a participar. Com esse planejamento, que pode ser diário, semanal e até mensal, você consegue priorizar atividades e gerenciar seu tempo com mais eficácia.
- Elimine distrações
Ficar checando a caixa de e-mails, as redes sociais e as mensagens de WhatsApp a todo momento tira a concentração. Elimine distrações silenciando alertas e reserve horários para checar mensagens e respondê-las. Ao manter o foco e afastar o que prejudica o fluxo de trabalho, o tempo certamente vai render mais.
- Fuja da procrastinação
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. A procrastinação é um dos males do ambiente corporativo, um comportamento inadequado que deve ser combatido. Coloque a mão na massa e resolva imediatamente o que pode ser resolvido. Há algo mais complexo, que exige o apoio de terceiros? Peça auxílio ao profissional competente e coloque o projeto em andamento. O importante é não postergar.
- Conclua as tarefas
Estabeleça um deadline para concluir as tarefas. Ao prever uma data limite e colocar um ponto final em determinado assunto, você fica livre para assumir outras responsabilidades. Seja claro e objetivo. Isso vale para reuniões, que às vezes se prolongam além da pauta.
- Faça pausas para descanso
Tão importante quanto se manter concentrado é fazer pausas para descansar a mente. Quando se sentir cansado ou com bloqueio criativo, permita-se parar por 5 ou 10 minutos. Tomar um café ou trocar ideia com um colega pode ajudar a retomar o trabalho com mais foco e inspiração.
- Use ferramentas de mobilidade
A tecnologia está aí para nos auxiliar. Hoje, smartphones conectados à Internet permitem responder e-mails, compartilhar arquivos, agendar reuniões e até mesmo bater o ponto remotamente. Adote ferramentas de mobilidade corporativa no seu dia a dia, ganhe minutos valiosos e alavanque a produtividade.
Especialista em gestão de controle de frequência, a Norber desenvolve sistemas que vão de encontro às necessidades de economia de tempo nas organizações modernas. O NewMobile é um software que permite a marcação de ponto remoto por meio de smartphone, de qualquer localidade e em tempo real. Operando via GPS, ele informa a localização onde o ponto é marcado e delimita o perímetro da marcação, otimizando a rotina do funcionário. Para conhecer as funcionalidades do NewMobile e outras soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.
