5 tendências em gestão de pessoas para priorizar em 2021

5 tendências em gestão de pessoas para priorizar em 2021

Com um papel estratégico, o RH tem sido um agente de mudanças frente ao inédito desafio da pandemia. Responsável por conduzir as adaptações necessárias para que as empresas pudessem operar sem colocar em risco os colaboradores, a área agora atua desenvolvendo e consolidando tendências já em curso. Saiba quais são os temas de gestão de pessoas que ocupam a pauta de prioridades em 2021.  

  1. Jornada remota

Frente ao atual momento da crise sanitária, a jornada remota continua sendo a opção para empresas de atividades não essenciais. Passada a fase inicial de adaptações, é hora de focar no aprimoramento da gestão à distância, do engajamento e da produtividade. Na medida em que a situação melhorar, vale analisar outras alternativas flexíveis. O modelo híbrido, que mescla dias em home office e dias de trabalho presencial, tem sido apontado como preferencial pelos colaboradores. 

  1. Transformação digital

Em um mundo cada vez mais digital, a automação de processos é fundamental para maximizar a eficiência na execução de tarefas. Ao RH cabe escolher e implementar ferramentas que proporcionem agilidade, que facilitem a gestão e gerem dados para tomadas de decisões assertivas. Um software de controle de jornada em nuvem, por exemplo, não só viabiliza a marcação do ponto em home office como permite que o gestor administre faltas, banco de horas e folha de pagamento em tempo real e de maneira remota.   

  1. Comunicação interna

Manter equipes remotas motivadas e bem alinhadas é um dos principais desafios do momento. Com os colaboradores fisicamente distantes, é necessário estimular a comunicação clara e efetiva, já que a falta de diálogo atrasa projetos, gera retrabalho e aumenta a sensação de isolamento. Apesar da variedade de canais disponíveis, nem todos são apropriados ou seguros. Para otimizar a comunicação, estipule canais oficiais, como email e chats corporativos, forneça feedbacks e realize reuniões virtuais periódicas. 

  1. Saúde mental

A questão da saúde mental vai continuar no centro das atenções do RH ao longo do ano. Além de desenvolver programas de bem-estar e políticas de benefícios visando combater os efeitos nocivos do isolamento social no home office, o RH deve trabalhar junto aos gestores, sensibilizando-os para a importância da detecção de distúrbios de ansiedade, depressão ou síndrome de burnout entre os colaboradores. 

  1. Diversidade 

A cultura da diversidade é um tema que segue em alta. Empresas com times heterogêneos são comprovadamente mais colaborativas e criativas, além de comprometidas com a redução de desigualdades. Ao RH cabe diversificar o perfil da força de trabalho por meio de políticas de contratação estruturadas e ações que garantam igualdade de oportunidades a todos os gêneros, raças e idades. 

Quais são os temas prioritários no seu RH? Fique de olho nas tendências e procure adaptá-las à realidade da sua empresa. 

A Norber desenvolve sistemas que facilitam a gestão da frequência dos colaboradores, incluindo equipes remotas. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.