5 soft skills fundamentais para garantir resultados na crise

5 soft skills fundamentais para garantir resultados na crise

A prática do home office alterou consideravelmente o dia a dia no trabalho. Em muitas empresas, os profissionais tiveram de se adaptar rapidamente à jornada remota, com os prós e contras que a modalidade impõe. Junto desta mudança na rotina somaram-se o distanciamento social, os cuidados redobrados com a saúde e uma série de outras apreensões. Neste cenário imposto pela pandemia do coronavírus, as características comportamentais são mais importantes do que nunca na medida em que refletem a capacidade do profissional lidar com desafios e garantir resultados positivos. Conheça as soft skills mais exigidas para atravessar o momento:  

  1. Adaptabilidade

O profissional adaptável enxerga nas mudanças não como um problema, mas uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Na migração para o home office, certamente está se saindo melhor quem se adapta aos novos recursos disponíveis, como videoconferências e sistemas de gestão em nuvem, transformando as soluções tecnológicas em aliadas do desenvolvimento.

  1. Resiliência

Em momentos críticos, é fundamental manter as emoções sob controle. O profissional resiliente tem maturidade para saber que as dificuldades são momentâneas e consegue não se desesperar. Com resiliência e inteligência emocional, resiste às pressões, administra os problemas e consegue tomar decisões mais racionais, mesmo em cenários de grande instabilidade. 

  1. Empatia

Significa colocar-se no lugar do outro e compreender suas ideias, dificuldades e sentimentos. No mundo corporativo, a empatia está associada a uma gestão mais humanizada e acolhedora. Quem tem essa habilidade desenvolvida cria relações de confiança com a equipe, mesmo trabalhando à distância. No relacionamento com os clientes, é capaz de ter uma melhor percepção das reais demandas deles.

  1. Comunicação

Em geral, o profissional comunicativo é aquele que exerce a liderança, trabalha bem em equipe e é um negociador bem-sucedido. Quem consegue expressar ideias com clareza evita uma série de mal-entendidos e motiva as pessoas ao redor, impulsionando-as à ação. É uma competência que deve ser desenvolvida também na escrita, sobretudo em tempos de comunicação por e-mail e mensagens instantâneas. 

  1. Criatividade

Pensar fora da caixa significa usar o pensamento crítico para criar soluções alternativas e capazes de gerar resultados positivos. As empresas que valorizam a criatividade e a transformam em cultura corporativa conseguem gerar inovação e se destacam das demais, inclusive em momentos difíceis.     

A Norber desenvolve softwares que facilitam o controle de frequência dos colaboradores, incluindo dos que trabalham em home office. O NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Já o NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.