5 power skills para alavancar sua carreira

5 power skills para alavancar sua carreira

Há algum tempo, o mercado de trabalho entende que as habilidades comportamentais de um profissional são determinantes para o sucesso do negócio. Em um ambiente de transformações aceleradas como o nosso, as soft skills têm se mostrado tão poderosas e necessárias, que os especialistas em gestão de pessoas agora sugerem chamá-las de “power skills”, reconhecendo sua real importância. Conheça 5 power skills valorizadas pelas empresas e saiba como elas podem alavancar a sua carreira:    

Comunicação

Com parte da força de trabalho em home office, é imprescindível saber se comunicar com clareza e concisão. E se a expressão corporal pouco conta em videochamadas, vale aprimorar a comunicação oral e escrita para fortalecer a relação com equipes remotas, melhorar a qualidade dos briefings e evitar ambiguidades e mal-entendidos. Pratique a escuta ativa, certifique-se de que está sendo compreendido e seja assertivo nas mensagens e feedbacks. 

Adaptabilidade

Do mesmo modo que as empresas, os profissionais também precisam estar dispostos a adaptarem-se a novas rotinas, a modelos de trabalho mais flexíveis e a recursos tecnológicos de última geração. Profissionais abertos a mudanças são também mais resilientes e capazes de suportar momentos de pressão sem prejuízo à saúde mental. 

Pensamento crítico

A capacidade analítica permite antecipar cenários e tomar decisões com agilidade e coerência. Quem tem essa qualidade desenvolvida utiliza dados, julga com os critérios corretos e tem uma visão abrangente das situações, incluindo contextos externos. Como resultado, esses profissionais fazem de um problema uma oportunidade de aprendizado e melhoria, aportando soluções com criatividade e inovação.    

Liderança

Proatividade, curiosidade e empatia são características inatas dos grandes líderes. Altamente motivadas, pessoas que tomam à frente nas iniciativas são também mestres em priorizar tarefas, delegar responsabilidades e, sobretudo, estimular a colaboração e o trabalho em equipe, incluindo colaboradores em jornada remota. Por serem otimistas quanto ao trabalho e à vida, são bons influenciadores e impactam positivamente os talentos que estão ao redor, engajando-os em torno de um mesmo objetivo. 

Autogerenciamento

O autogerenciamento é uma power skill cada vez mais valorizada porque implica ser responsável pelas próprias escolhas e ações. Significa também ser disciplinado para gerenciar o tempo e ter autonomia para desempenhar o trabalho, independentemente de cargo ou local de trabalho.  

Enquanto as hard skills podem ser aprendidas por meio de cursos técnicos específicos, as power skills exigem maturidade, interação com o próximo e inteligência emocional, ou seja, costumam ser desenvolvidas ao longo do tempo e com o acúmulo de experiências. São muito buscadas pelos recrutadores porque permitem às empresas enfrentar situações desafiadoras no presente e no futuro. 

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