5 lições de empreendedores de sucesso

5 dicas de empreendedores bem-sucedidos

É bem verdade que não existe fórmula: o sucesso empresarial está ligado a fatores como planejamento, gestão e muito trabalho, sempre aplicados aos desafios próprios de cada negócio. A experiência de outras empresas, no entanto, pode motivar novas formas de pensar, de trabalhar e de gerir. Por isso, garimpamos as lições de alguns dos maiores empreendedores dos tempos atuais. Confira e inspire-se!

  1. Sonhe grande

Você pode começar pequeno, mas deve pensar grande. Foi perseguindo grandes sonhos que o brasileiro Jorge Paulo Lemann estruturou seu portfólio de negócios e construiu um império que inclui a cervejaria AB InBev, além de marcas como Heinz e Burguer King. Tanto no mercado financeiro como realizando gigantescas aquisições, a trajetória do empresário não foi uma linha contínua, mas um caminho com altos e baixos. Daí, segundo ele, a importância de sonhar a longo prazo, aprendendo com os erros e enxergando nas dificuldades as oportunidades.

  1. Priorize o cliente

Seja “clientecêntrico”. Movido pela ideia de atender as demandas dos clientes, Jeff Bezos fez da Amazon a maior loja de compras online do planeta. Visionário, ele montou seu e-commerce de livros em 1995, quando ninguém imaginava o que se tornaria a internet, e revolucionou o mercado editorial com o lançamento do Kindle. Mas a maior sacada do americano foi valorizar a experiência do consumidor com ferramentas que, hoje, parecem óbvias: a compra em apenas um clique e o espaço para avaliações dos usuários, melhorando a decisão de compra. Tudo isso, vale lembrar, praticando preços extremamente agressivos, nem sempre bem vistos pela concorrência.

  1. Venda seu produto

Pode parecer um preceito básico, mas há quem tenha um ótimo produto e esqueça de ou não saiba como vendê-lo. À frente do Magazine Luiza, uma das maiores redes varejistas do país, Luiza Trajano orgulha-se de ser uma autêntica vendedora, daquelas que batalha para ganhar o cliente. Mas não basta ter lábia e um produto de qualidade. Segundo ela, é preciso avisar o pessoal que você abriu a sua lojinha. Para isso, a dica é investir em divulgação. Seja no boca-a-boca, por meio de publicidade ou das mídias sociais, planeje o marketing de sua empresa e torne-a conhecida.

Veja dicas da Luiza, assim como a trajetória dos demais empreendedores citados, no site www.endeavor.org.br.

  1. Engaje seu time

Fundador do Grupo Boticário, Miguel Krigsner transformou a sua pequena farmácia de manipulação na maior franchising de cosméticos do país. No começo, ele brinca, sua missão era encher de perfume as milhares de ânforas compradas do Silvio Santos, que queria se livrar das embalagens para fundar o SBT. A expansão da empresa veio com as franquias, que se alastraram em ritmo acelerado graças ao engajamento dos revendedores. O segredo para alavancar o negócio com capital de terceiros? Construir uma cultura organizacional que reflita os valores da empresa, motivando a colaboração e a inovação.

  1. Reinvente-se

O ambiente digital é uma realidade que impacta, e em velocidade avassaladora, a sociedade como um todo, inclusive o mundo corporativo. Diretor geral do Google Brasil, Fabio Coelho acredita que as empresas devem ficar atentas a esse processo, reinventando seus modelos de negócios com plataformas que tirem proveito do digital e visem compartilhamento, inclusão e acesso.

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5 dicas de empreendedores bem-sucedidos

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