5 indicadores de RH essenciais para avaliar a performance da sua empresa

5 indicadores de RH essenciais para avaliar a performance da sua empresa

O turn over da sua companhia aumentou durante a pandemia? Os colaboradores em jornada remota fazem mais ou menos horas extras? Quais os índices de satisfação e de produtividade no home office? Se você não tem respostas para essas e outras perguntas, é hora de olhar com atenção para as métricas. Sobretudo em um período de mudanças radicais como o que vivemos, é fundamental ter parâmetros para avaliar estratégias e fundamentar a tomada de decisão. Os KPIs (do inglês Key Performance Indicators) são métricas de RH usadas para mensurar a performance administrativa, identificar tendências e aprimorar a gestão do capital humano. Conheça 5 indicadores e saiba como o sistema de controle de ponto da Norber gera dados essenciais para métricas.

  1. Absenteísmo e turn over

Faltas em excesso (absenteísmo) e taxas de rotatividade (turn over) muito altas indicam fuga de talentos, produtividade deficiente e gastos elevados com rescisões e processos de recrutamento e desenvolvimento de pessoas. Por meio desses indicadores, você pode detectar problemas e propor soluções para combater ausências por falta de motivação ou desconexão com a cultura da empresa.  

  1. Competitividade salarial

Juntamente com uma boa política de benefícios, a remuneração afeta diretamente a satisfação e o comprometimento do colaborador. Por causa da desaceleração da atividade econômica durante a pandemia, uma parcela das empresas fez redução da jornada acompanhada da respectiva redução salarial. Com base na sua folha de pagamento e nos valores praticados pelo mercado, calcule a competitividade salarial e verifique se a remuneração é um fator de atração ou perda de talentos.

  1. Retorno sobre investimento

O ROI relaciona o valor investido aos resultados efetivamente alcançados em determinada ação. Ao implementar um novo software, verifique o retorno financeiro obtido com a automação ou aumento da produtividade em relação ao investimento realizado. Quanto maior o indicador, mais acertada terá sido a decisão de empregar recursos naquela ferramenta ou processo.  

  1. Relação de horas extras

Os seus colaboradores se queixam que estão trabalhando mais em home office? Para aferição efetiva, use um controle de ponto online ou via smartphone que permita ao funcionário remoto fazer suas marcações e verificar seu banco de horas. Por meio do indicador de horas extras, o gestor pode mensurar custos com horas adicionais trabalhadas, checar a existência de departamentos sobrecarregados e até aferir a real produtividade das equipes em relação às tarefas realizadas. 

  1. Reclamações trabalhistas

O índice de reclamações trabalhistas aponta a adequação da sua empresa à legislação em vigor. Em geral, processos judiciais resultam do não pagamento de horas extras e descumprimento de outros direitos do trabalhador. Quanto maior o índice, mais preocupante, pois envolve custos financeiros, indenizações e até prejuízo de imagem.  

Além de mitigar riscos de reclamações trabalhistas, o NewPonto Cloud proporciona uma série de dados relevantes sobre faltas, atrasos, horas extras e folha de pagamento. Com o sistema de controle de frequência da Norber, o RH nutre seus indicadores e pode avaliar e aprimorar o desempenho organizacional.

A Norber desenvolve softwares que facilitam o controle de frequência dos colaboradores, tanto dos presenciais como dos remotos. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.