5 ideias para engajar a sua equipe

5 ideias para promover o engajamento de sua equipe

Engajamento, no ambiente corporativo, é a conexão emocional do funcionário com a empresa, a ligação afetiva que motiva a participação e influencia positivamente as atividades do trabalho. No dia a dia, significa promover melhores resultados a partir de comprometimento, entusiasmo e dedicação. Essa prática, no entanto, ainda é um desafio nas corporações.

Segundo pesquisa do Instituto Gallup, apenas 29% da geração millennial sente-se engajada no trabalho e metade pensa em trocar de emprego no próximo ano. As consequências dessa falta de motivação são evasão de talentos e déficit na produtividade. Quer virar esse jogo? Veja como engajar seu time com essas cinco ideias:

  1. Aponte funções e prioridades

O colaborador precisa saber qual o papel dele dentro da empresa. Comunicar claramente o que você espera, assim como as metas a serem cumpridas, faz com que o profissional se sinta envolvido com o projeto, contribuindo produtivamente para sua execução. Também é importante estabelecer prioridades. O estudo do Instituto Gallup indica que o funcionário mais engajado é aquele cujo gestor ajuda a definir quais são as tarefas prioritárias.

  1. Dê feedbacks regularmente

Dar e receber feedbacks com regularidade ajuda a manter o profissional motivado. Envolva-se nas atividades de sua equipe, abra espaço para sugestões e lembre-se que elogios ao desempenho do subordinado são bem-vindos, assim como críticas construtivas. Sempre que possível, faça isso presencialmente; mensagens e e-mails são práticos, mas impessoais.

  1. Crie oportunidades de crescimento

Além de bonificações e recompensas financeiras, ofereça oportunidades de crescimento na empresa. Independentemente da função que ocupa, o profissional se sente valorizado quando é encorajado a desenvolver suas competências. Novos desafios são estímulos para quem deseja ascender na carreira e aprimorar habilidades para uma futura colocação gerencial.

  1. Incentive a autonomia

Além de delegar, é importante dar autonomia. De nada adianta encarregar o funcionário de atribuições e responsabilidades e não lhe conceder poder decisório. Incentive a tomada de decisões, dê um voto de confiança e deixe seu time conduzir o projeto com independência e liberdade. Você provavelmente será surpreendido com ideias inovadoras e criativas.

  1. Forneça as ferramentas adequadas

Esteja disponível para apoiar sua equipe sempre que necessário, fornecendo suporte técnico, emocional e também material. Aqui, vale uma palavra que direcione condutas e também o investimento em ferramentas que melhorem o desempenho e permitam o sucesso organizacional.

Especialista em gestão de controle de ponto, a Norber fornece soluções que automatizam rotinas administrativas, possibilitando um ganho de produtividade no departamento de RH. Uma ferramenta como o NewPonto, por exemplo, otimiza a capacidade gerencial na medida em que integra as informações do ponto à folha de pagamento, facilitando a execução de procedimentos operacionais. Para conhecer as funcionalidades do NewPonto e de outros produtos, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

5 ideias para o engajamento da sua equipe.
5 ideias para aumentar o engajamento da sua equipe.

 

One thought on “5 ideias para engajar a sua equipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *