5 dicas para turbinar sua carreira em TI

Implementação de sistemas, Big Data, cloud computing e segurança digital tornam-se cada vez mais necessários dentro dos planos de crescimento das empresas. Para suprir as novas demandas dentro de um cenário tecnológico em constante transformação, o profissional de TI tem que acompanhar essa evolução. Veja como turbinar sua carreira e deixar de ser visto apenas como “o cara do computador”.

  1. Vire “o” especialista

Entenda por onde caminha o mercado, identifique um assunto de que goste e aprofunde-se. Dedicar-se a um tema a ponto de se tornar uma referência vai ajudá-lo a se destacar na carreira, principalmente se seu conhecimento estiver alinhado às necessidades da empresa. Em áreas técnicas, profissionais especialistas são bastante valorizados porque sabem o que outros não sabem.

  1. Domine o inglês

Yes, you can! Dominar o inglês é pré-requisito na área de TI. Além de ser a língua universal do mundo dos negócios, é também a da programação. Como muitos termos são em inglês, não tem como escapar. Ao dominar o idioma, você consegue ler artigos e livros técnicos, se comunicar com a sede da empresa no exterior, consultar os manuais das novas ferramentas. Certamente, terá acesso a uma infinidade de conteúdo – e isso é a bagagem que você precisa para se especializar.

  1. Esteja sempre atualizado

As coisas realmente mudam muito rapidamente em tecnologia. Para estar sempre atualizado com o que é tendência, seja curioso, acompanhe discussões em mídias especializadas e mantenha contato com outros profissionais. Em uma área que se transforma a todo instante, achar que já sabe tudo definitivamente não o fará avançar.

  1. Conquiste tempo de voo

Assim como a experiência de um piloto é medida por seu tempo de voo, o conhecimento que você adquire trabalhando numa empresa conta muito para torna-lo um profissional melhor. É botando a mão na massa que você entende como projetos funcionam e como problemas são solucionados no dia a dia. Ao aplicar a teoria na prática, você ganha experiência e se prepara para tomar decisões cada vez mais importantes.

  1. Desenvolva habilidades interpessoais

De nada adianta ter conhecimento e não saber trabalhar em equipe. Para crescer na carreira, deixe a timidez de lado e comece já a se relacionar com as pessoas. É falando com o gestor, conquistando o apoio de colegas e gerenciando bem seu tempo que você vai tirar do papel aquela sua ideia genial. Tem dificuldade em se comunicar? Como qualquer outra habilidade, a comunicacional pode e deve ser desenvolvida.

Especialista em gestão de controle de ponto, a Norber atua como parceira tecnológica. Além de desenvolver soluções customizadas, dispõe de profissionais para acompanhar todas as etapas do processo, da implantação do software ao suporte técnico. Para conhecer produtos como o NewPonto, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

5 dicas para turbinar sua carreira em TI
5 dicas para turbinar sua carreira em TI