5 dicas para desenvolver a liderança comunicacional

Briefings vagos, e-mails mal escritos, reuniões confusas. Muitos dos mal-entendidos gerados no trabalho derivam da comunicação falha, que não transmite a mensagem e acaba comprometendo o desempenho das equipes. Como uma das tarefas do líder é usar a comunicação para intermediar processos e engajar pessoas, hoje é essencial aprimorar sua habilidade e desenvolver a liderança comunicacional. Confira estas dicas.

  1. Pratique a escuta ativa

Escutar ativamente significa estar verdadeiramente atento àquilo que o outro fala. Para isso, desconecte-se de tudo que causa distrações, como o telefone celular, e concentre-se na mensagem do seu interlocutor. Parar para ouvir o que o outro tem a dizer, sem pressa ou pré-julgamento, demonstra interesse e gera entendimento entre as partes.

  1. Não interrompa seu interlocutor

Do mesmo modo que você não gosta de ser interrompido, não interrompa o seu interlocutor enquanto ele fala. Conversas são feitas de interações, mas cortar a fala do outro pode quebrar um fluxo de pensamento e impedir que o outro conclua o raciocínio.

  1. Fale com clareza

Use palavras adequadas e precisas para expressar suas ideias. O significado de conceitos abstratos pode não ser de conhecimento de todos e, portanto, deve ser exposto com clareza e exemplos. Isso vale para uma conversa, mas também para a escrita de documentos, relatórios, e-mails e briefings.

  1. Esteja atento aos gestos

O corpo fala. Por isso, esteja atento ao que você transmite ao cruzar os braços, abaixar a cabeça ou desviar o olhar. O que você diz verbalmente deve estar em concordância com o que expressa por meio da linguagem corporal. Emitir a palavra sim e ao mesmo balançar a cabeça negativamente transmite uma mensagem confusa, que poderá não ser compreendida.

  1. Conquiste o público

Use sua voz para conquistar a atenção da audiência. Em apresentações ou reuniões, fale pausadamente e enuncie as palavras de modo a transmitir confiabilidade e segurança. Não seja monótono, autoritário ou agressivo. Ao contrário, mantenha o discurso dinâmico e aberto, e cative o público usando suas próprias palavras.

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