Você está preparado para fazer as vendas da sua empresa bombarem na Black Friday? Conhecida mundialmente, essa data comercial se instalou no Brasil em 2010 e desde então tem crescido em vendas e número de empresas participantes. Segundo pesquisa do Ebit, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 1,9 bilhão na Black Friday em 2016, e eletrodomésticos, seguidos de celulares, foram as categorias mais vendidas. Para 2017 estima-se um aumento de 15% nas vendas. Além das lojas virtuais, o varejo tradicional também aproveita a ocasião para atrair novos clientes – e a sua empresa não vai perder essa oportunidade, certo? Veja como alavancar suas vendas no dia 24, última sexta-feira de novembro/2017.
- Faça promoções reais
O cliente sabe o valor do produto que deseja comprar e está cada vez mais atento e exigente. Subir o preço nas semanas anteriores à Black Friday para depois baixar é a maior furada, e só aumenta a desconfiança do consumidor. Por isso, analise suas margens de lucro, negocie condições com fornecedores e só ofereça descontos reais. Você não quer que sua empresa fique conhecida como “Black Fraude”, certo?
- Prepare seu estoque
Datas especiais como a Black Friday são ocasiões excelentes para movimentar o estoque e liquidar coleções antigas. Faça um plano de ação antecipadamente, esteja preparado para lidar com volumes grandes e, principalmente, venda só o que pode entregar. Caso não tenha produtos de grande demanda em quantidade suficiente, certifique-se que seu fornecedor lhe entregará dentro do prazo. Antecipe seu planejamento para aproveitar ao máximo a oportunidade de venda.
- Seja pontual na entrega
O prazo de entrega é determinante para a decisão de compra, principalmente no e-commerce. Seja pontual com seu cliente, e evite multas e reclamações. Segundo a Ebit, o prazo médio de entrega é de 8 dias na Black Friday. Para atender um fluxo de vendas maior, reforce a capacidade logística da sua empresa e, se preciso, faça novas parcerias.
- Atenção às obrigações fiscais
Com o volume de compras e de vendas aumentado, maior será também o número de documentos fiscais referentes a essas transações. Tenha um controle preciso das notas fiscais, verifique quantidades e valores que entram e saem, confira o pagamento de impostos e tributos. É preciso estar em dia com as obrigações fiscais – e, na Black Friday, vale a pena redobrar a atenção.
- Reforce sua equipe
Foque no atendimento, seja ele online ou presencial. Se seu negócio é virtual, verifique a capacidade de carregamento do seu site, invista em marketing e ofereça ao cliente um suporte para eventuais dúvidas. No caso de lojas físicas, treine sua equipe e, se necessário, monte uma “força-tarefa”. Em ambos os casos, fique atento às horas extras que a demanda adicional pode gerar e procure soluções em conjunto com seu contador ou com o RH.
Especialista em gestão de controle de ponto, a Norber desenvolve soluções que auxiliam o RH na apuração das jornadas de trabalho e no cumprimento das obrigações trabalhistas. O NewPonto é um software de controle de frequência que integra os registros de entrada e saída dos funcionários à folha de pagamento. Para conhecer todas as funcionalidades desta ferramenta, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.
