5 competências que a maternidade agrega ao mercado de trabalho

5 competências que a maternidade agrega ao mercado de trabalho

Conciliar carreira e maternidade não é tarefa fácil. Depois da chegada dos filhos, muitas mulheres abandonam a carreira e outras são desligadas da empresa após o período de estabilidade. Políticas que incluem jornada de trabalho flexível e creche, por exemplo, são importantes para a retenção do talento feminino que, com a experiência da maternidade, agrega uma série de competências ao mercado de trabalho. Conheça habilidades valiosas que as mulheres adquirem ao criar filhos.

  1. Melhor administração do tempo

Quem melhor que uma mãe executa tantas atividades enquanto o bebê dorme? Dessa experiência, elas aprendem a priorizar tarefas e executá-las com extrema eficácia. Além disso, desempenham diversas funções ao mesmo tempo, alavancando a produtividade.

  1. Melhor relacionamento interpessoal

É preciso inteligência emocional para lidar com a personalidade das crianças. No ambiente de trabalho, isso se reflete em melhor relacionamento interpessoal, habilidade para lidar com as diferenças e amplo poder de negociação.

  1. Capacidade de dimensionar problemas

Tudo parece pequeno e fácil de resolver quando comparado à tarefa de acalmar um bebê que chora e faz birra. Com a maternidade, as mulheres são tiradas da zona de conforto, lidam com situações novas e enxergam os desafios do tamanho que realmente são.

  1. Capacidade de escutar e se comunicar

A escuta ativa e a habilidade comunicacional que as mães desenvolvem com seus filhos é altamente valorizada no mundo empresarial. Cientes de que é preciso clareza nas palavras e nos gestos para uma comunicação efetiva, são mestres em intermediar processos e engajar pessoas.

  1. Desenvolvimento da criatividade

O convívio com crianças é um estímulo à criatividade. Diante da curiosidade e das diferentes demandas dos filhos, as mães são diariamente convidadas a pensar fora da caixa. Na prática, isso as encoraja a ter ideias originais e desenvolver soluções inovadoras também no trabalho.

Especialista em gestão de controle de ponto, a Norber desenvolve sistemas que otimizam processos organizacionais. Um software como o NewPonto automatiza a marcação dos horários de entrada e saída dos funcionários e integra as informações à folha de pagamento. Para conhecer as funcionalidades desta solução, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.