4 tendências em tecnologia para as empresas no pós-pandemia

4 tendências em tecnologia para as empresas no pós-pandemia

A tecnologia está desempenhando um papel fundamental durante a pandemia do coronavírus. Com o auxílio de ferramentas digitais, pessoas e empresas encontraram meios remotos para se relacionar, trabalhar e fazer negócios. Há transformações radicais em curso e embora o novo normal seja repleto de variáveis, uma coisa é certa: acelerar a transformação digital é chave para atuar com sucesso em um futuro cada vez mais digital e conectado. Confira 4 tendências que estão no radar dos departamentos de TI das empresas que desejam ser competitivas no pós-pandemia.

  1. Digitalização das operações e da gestão

Empresas que já contavam com processos digitalizados ou que souberam adaptar suas operações em tempo recorde foram menos impactadas neste período em que consumidores e força de trabalho isolaram-se em casa. Além de e-commerce, delivery e meios de pagamento digitais, também foram decisivos os sistemas internos de gestão para controle remoto da jornada. Com o home office sendo encarado como modelo que se perpetuará, a tendência é de aumento de investimentos em softwares de gestão de frequência adequados às rotinas flexíveis.  

  1. Acessibilidade e escalabilidade do cloud computing

Os benefícios da tecnologia cloud computing ficaram evidentes e devem se acentuar no futuro. Afinal, o acesso fácil e confiável a dados e sistemas armazenados em servidores remotos está sendo determinante para alavancar a colaboração e a eficiência operacional dos funcionários em home office. Com o NewPonto Cloud os gestores conseguem administrar online e em tempo real a jornada dos colaboradores remotos, enquanto estes podem efetuar a marcação web, incluir justificativas ou consultar o saldo do banco de horas. Além de acesso facilitado, é uma tecnologia escalável, que pode ser ajustada de acordo com a necessidade da empresa.  

  1. Avanço do mobile e do touchless

O smartphone se consolidou como nosso principal meio de contato com o mundo. Hoje, por meio dele, fazemos quase tudo – inclusive marcação de ponto remoto. Uma solução como o NewMobile permite a marcação via smartphone, com a facilidade da geolocalização. Para não ficarem para trás, as empresas mais antenadas já colocaram o mobile na lista de prioridades e estão de olho em tendências que dispensam o toque, como reconhecimento facial, QR Code e automatizações de acesso, além de recursos avançados de inteligência artificial, robótica e internet das coisas. 

  1. Proteção de dados e cibersegurança

Com o uso acelerado de soluções digitais cresce também a necessidade de proteção. No mundo todo, cibersegurança é requisito para minimizar o risco de ataques, vazamentos e fraudes. O cuidado com a proteção dos dados pessoais – de clientes, parceiros e funcionários – é outra preocupação, uma vez que novas regras passam a orientar melhores práticas quanto ao uso e armazenamento de informações. A dica é investir em fornecedores reconhecidos e capazes de garantir soluções tecnológicas robustas. 

A Norber desenvolve softwares que facilitam o controle de frequência dos colaboradores, incluindo dos que trabalham em home office. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.