4 tendências em Design de Escritórios que impactam na produtividade

4 tendências em Design de Escritórios que impactam na produtividade

Os espaços de trabalho tornaram-se um importante fator de atração e retenção de talentos. Diante da possibilidade de trabalho remoto e “office anywhere”, empresas em todo o mundo têm se esforçado em criar escritórios mais atrativos para os seus profissionais. Esta mudança, impulsionada pelas start-ups de tecnologia, também vem ganhando adeptos entre empresas tradicionais que entendem que o espaço físico impacta no bem-estar e na produtividade do colaborador. Confira 4 tendências em projetos arquitetônicos e design de interiores para escritórios corporativos:

  1. Open space

O layout flexível e aberto, sem paredes internas ou grandes divisórias, visa promover a integração e a troca de ideias. Neste formato, as relações são menos hierarquizadas e a comunicação das equipes é facilitada. O desafio pode ser a falta de privacidade – e, para isso, muitos projetos preveem áreas adequadas para cada atividade, desde ambientes privativos para ligações e pequenas salas de reuniões.

  1. Amenities e facilities

Pensando na satisfação dos funcionários, é cada vez mais frequente nos escritórios modernos a presença de áreas de lazer e descompressão. Lounges para descanso equipados com uma mesa de bilhar fazem a cabeça dos millennials, assim como serviços de academia de ginástica e salão de beleza integrados à sede. Bicicletário e vestiário são conveniências valorizadas frente às novas tendências em mobilidade urbana.

  1. Conexão e tecnologia

Com o crescente uso de tecnologia, as estações de trabalho devem estar preparadas para suportar incrementos tecnológicos. Visando aprimorar a agilidade e manter o fluxo de trabalho, os investimentos recaem em aplicativos mobile e em sistemas que automatizam tarefas e permitem o compartilhamento remoto de arquivos.

  1. Sustentabilidade

A sustentabilidade do espaço físico também impacta a experiência do colaborador, cada vez mais ligado a questões como eficiência energética, reciclagem e uso consciente de recursos. Nesse sentido, os chamados prédios “verdes”, construídos para operarem de acordo com processos ambientalmente responsáveis ​​e eficientes, reforçam o compromisso das empresas com o tema.

A Norber desenvolve sistemas de controle de acesso e de frequência alinhados às tendências do mercado de trabalho. O NewPonto Cloud é um software de controle de jornada na nuvem que automatiza a folha de pagamento e se integra ao NewMobile, aplicativo para marcação de ponto à distância, via smartphone. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.