4 recursos para otimizar a gestão de tarefas

As tarefas andam se acumulando sobre sua mesa e as 24 horas do dia parecem insuficientes para você dar conta das atividades profissionais? Este problema pode ser solucionado com organização e uma boa gestão do tempo, pontos-chave para o alto desempenho e o bem-estar no trabalho. Conheça alguns recursos que ajudam a planejar a rotina, economizar tempo e manter a produtividade alta. 

  1. Lista de tarefas

No papel ou incorporada às plataformas de workspace, a tradicional lista de tarefas serve para priorizar as demandas diárias e semanais. A organização em tópicos facilita a visualização das atividades e reduz a carga de preocupações. Com uma lista, você tira as pendências da cabeça e passa a focar na execução. Dedique um tempo para o planejamento da agenda e comece pelas tarefas mais simples. Na medida em que o check list avança, você se sentirá mais motivado a seguir em frente. 

  1. Cronograma

Tão importante quanto uma lista são os prazos para a realização de cada um dos objetivos. Para isso, nada mais útil que um cronograma, com datas de entrega definidas de acordo com o grau de complexidade das tarefas. Projetos mais complexos devem ser decompostos em atividades menores, que podem ser realizadas dentro de prazos curtos e com acompanhamento do fluxo de trabalho e dos resultados. Muito cuidado com deadlines extensos, que são um chamado à procrastinação. 

  1. Timesheet

Ter uma planilha de horas trabalhadas, ou timesheet, é fundamental para saber quanto tempo você dedica a cada tarefa. Esse tipo de controle possibilita mensurar o desempenho individual e da equipe e ainda descobrir como ser mais produtivo. É um recurso essencial para que os gestores possam não só precificar um serviço, mas alocar profissionais de maneira eficaz, estabelecer prazos corretos e evitar atrasos nas entregas ou horas extras.  

  1. Soluções em nuvem

Quando o assunto é otimizar o tempo e aumentar a produtividade, a adoção de tecnologias em nuvem é algo que você deve levar em consideração. Soluções em cloud computing permitem compartilhar informações, favorecem a colaboração das equipes e melhoram a comunicação. Além disso, sistemas como o NewPonto Cloud garantem a integração de processos, a automatização de tarefas burocráticas e o acompanhamento de métricas relevantes via dashboards.  

A Norber desenvolve softwares de controle de ponto que facilitam a gestão da frequência dos colaboradores, tanto presenciais quanto remotos. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Equipe Comercial.