4 passos para um programa de desenvolvimento de líderes

Capaz de engajar pessoas em torno de objetivos que irão resultar no sucesso organizacional, o líder é uma figura central no ambiente corporativo. Não por acaso o RH tem se ocupado em promover treinamentos que cultivem os talentos que existem dentro das próprias organizações. Programas de liderança ajudam a preparar a cadeia de sucessão, estimulam a criatividade e fazem os funcionários se sentirem mais conectados à companhia. Veja dicas para implantar um programa de desenvolvimento de líderes na sua empresa.

  1. Avalie necessidades

Cada setor tem demandas, particularidades e metas próprias. Por isso, o primeiro passo é avaliar as necessidades reais do departamento em questão de modo a focar em capacitações estratégicas específicas. Ainda que líderes tenham em comum certas habilidades, como carisma e visão ampla do negócio, uma liderança em vendas pode desejar priorizar sua competência comunicativa e de negociação, enquanto um gestor de produtos pode requerer treinamentos mais voltados ao gerenciamento de equipes.

  1. Contemple diversos níveis

As habilidades de liderança podem ser desenvolvidas em todos os níveis hierárquicos. Profissionais de nível gerencial costumam ser beneficiados por programas de desenvolvimento de líderes, mas tanto analistas como diretores, todos podem ter suas potencialidades aprimoradas. Proponha atividades avançadas para os profissionais mais experientes, sem esquecer daqueles que podem eventualmente ser preparados para ocupar cargos mais altos.

  1. Promova treinamentos assertivos

Nada mais chato que achar que está perdendo tempo, certo? Diante de agendas sempre ocupadas, é fundamental que palestras ou dinâmicas de grupo sejam interessantes, produtivas e assertivas. Combinar teoria a aplicações práticas costuma resultar em boas experiências, otimizando o processo de absorção do conteúdo.

  1. Mensure resultados

Adote métricas concretas para mensurar a efetividade do programa de liderança. Além de contar com o feedback dos participantes, pode-se aferir o aprimoramento profissional realizando avaliações de desempenho, pesquisa de clima e cumprimento de metas. Medir resultados é um ponto essencial para que o programa possa ser constantemente melhorado.

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