4 dicas para reduzir o absenteísmo

4 dicas para reduzir o absenteísmo

Sabe aquele funcionário que está sempre chegando atrasado, que vira e mexe aparece com um atestado? Atrasos recorrentes e faltas, justificadas ou não, impactam negativamente o negócio, prejudicando o cumprimento de prazos, sobrecarregando o restante da equipe e gerando custos excedentes com horas extras. O absenteísmo é uma preocupação entre os gestores de RH e suas causas normalmente se relacionam com insatisfação no ambiente de trabalho. Confira algumas medidas que podem ajudar a combater o absenteísmo na sua empresa.

  1. Comunicação x punição

O primeiro passo para reduzir o absenteísmo é descobrir as causas reais de atrasos e faltas. Quando não há questões de saúde envolvidas, a razão está geralmente ligada à falta de motivação. Profissionais felizes faltam menos e são mais produtivos. Por isso, vale a pena ampliar a comunicação para entender a causa da insatisfação e, assim, combater a raiz do problema. Isso funciona melhor que apenas aplicar medidas punitivas.

  1. Liderança e integração

Gestores incapazes de definir prioridades e de estabelecer metas acabam desmotivando suas equipes. Quando o colaborador sabe exatamente qual sua função na organização, ele passa a planejar suas ações de modo a atingir resultados objetivos. Por isso, incentive os líderes a investirem em feedbacks. Esse comportamento é fundamental para o engajamento e a integração dos times.

  1. Plano de carreira e recompensas

Em qualquer nível hierárquico ou ramo de atividade, todo profissional deseja crescer e ser devidamente recompensado pelo serviço prestado. Verifique se o motivo do descontentamento não está relacionado à falta de perspectiva de crescimento. Talvez seja hora de estabelecer um plano de carreira ou mesmo efetivar aquela tão almejada promoção.

  1. Jornada flexível

Considere adotar jornadas flexíveis. Um número cada vez maior de empresas tem adotado o esquema home office em dias específicos da semana, possibilitando que o funcionário gerencie o próprio horário de trabalho. Esse modelo está focado não nas horas despendidas na frente do computador, e sim na produtividade e na gestão por desempenho.

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