Dorsalgia: 4 dicas para prevenir e melhorar a postura no ambiente corporativo

Dorsalgia: 4 dicas para prevenir e melhorar a postura no ambiente corporativo

Dorsalgia ou a famosa dor nas costas é a principal causa de afastamento do trabalho. Segundo ranking do INSS, 116.371 pessoas se ausentaram do emprego por mais de duas semanas em 2016 em função do problema. A categoria mais afetada é a do serviço público, seguida de ramos relacionados ao comércio varejista (supermercados), hospitalar, de construção de edifícios e de transporte rodoviário de cargas. Ainda que a causa da dorsalgia possa estar ligada a fatores externos à prática profissional, é importante estar atento à postura no trabalho, onde passamos grande parte do dia. Veja dicas que podem ajudá-lo a se prevenir da dor nas costas.

  1. Mantenha a postura

Bons hábitos posturais devem fazer parte da sua rotina. Se você trabalha na frente do computador, use uma cadeira ergonômica e sente-se reto, com as costas apoiadas e os dois pés no chão. Além disso, adeque a altura do assento à mesa onde está o computador. Já para quem fica muito tempo em pé, a dica é usar sapatos confortáveis e, claro, evitar salto alto, que desloca o centro de gravidade para a frente, desalinhando a coluna.

  1. Alongue-se

Sentado ou em pé, alongar-se de tempos em tempos é altamente recomendável. Não por acaso há empresas que, visando reduzir afastamentos provocados pela dorsalgia, incentivam a ginástica laboral entre seus funcionários. Além de pausas periódicas, a prática inclui exercícios de alongamento, que aliviam as tensões musculares e trazem bem-estar. Estique os braços para o alto com os dedos entrelaçados, espichando a coluna.

  1. Evite o excesso de peso

Carregar peso em excesso e fazê-lo de forma errada é prejudicial à coluna. Evite usar mochilas muito pesadas e lembre-se de alternar a bolsa entre os ombros. Ao se abaixar e levantar para pegar um objeto no solo, flexione os joelhos ao invés de curvar a coluna. Isso vale para situações no trabalho e também para as tarefas domésticas.

  1. Exercite-se regularmente

Fortalecer a região lombar é essencial para combater o desconforto nas costas. Ao abandonar o sedentarismo, você tonifica os músculos que sustentam a coluna vertebral, prevenindo-se das dores que, com o tempo, podem se tornar crônicas. Pratique regularmente a atividade física de sua preferência, seja natação, pilates ou caminhada. E, claro, mantenha a forma: o sobrepeso é um vilão para a coluna.

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Dorsalgia: dicas para prevenir e melhorar a qualidade de vida
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