3 passos para tirar a estratégia do papel em 2022

3 passos para tirar a estratégia do papel em 2022

Você já mapeou os fatores internos e externos que podem impactar o seu negócio no próximo ano, detectando ameaças e oportunidades. Também já estabeleceu os objetivos de longo prazo, que devem orientar todas as ações da empresa. O desafio, agora, é tirar do papel o planejamento estratégico, “mapa” que norteia os caminhos para o alcance dos resultados almejados. Para que o percurso seja mais fácil, elencamos três passos essenciais.  

  1. Engaje as equipes no plano de ação

O primeiro passo é ter um plano de ação realista, com um cronograma geral de projetos e definição das equipes responsáveis. É fundamental priorizar iniciativas e, sobretudo, engajar os colaboradores na sua execução, comunicando claramente os objetivos do negócio. Estabeleça junto às lideranças metas de curto prazo, que podem ser atingidas rapidamente, motivando as equipes e permitindo o acompanhamento do progresso ao longo dos meses por meio de indicadores de desempenho.   

  1. Priorize a gestão ágil e data-driven

Metodologias de gestão ágeis, como Lean e Scrum, estão ganhando espaço em companhias de diferentes portes e segmentos. Além de otimizar processos, elas possibilitam uma atuação colaborativa e multidisciplinar. Outra tendência do universo empresarial é a cultura data-driven, que utiliza dados para uma tomada de decisões mais ágil e acertada. Por meio de algoritmos e análise de dados, é possível identificar oportunidades, fomentar a inovação e adaptar estratégias rapidamente, respondendo com agilidade às mudanças do mercado. 

  1. Modernize operações

De nada vale um bom planejamento estratégico se a rotina operacional estiver patinando. Para um fluxo de trabalho dinâmico, o ideal é modernizar as operações. Digitalização, automação, tecnologia mobile e inteligência artificial são uma realidade nas empresas, pois reduzem erros e agilizam entregas. Além disso, soluções em nuvem, como o NewPonto Cloud da Norber, permitem que atividades como a marcação do ponto e a gestão da jornada sejam feitas remotamente, de forma simples e eficiente.    

A Norber desenvolve softwares de controle de ponto que facilitam a gestão da frequência dos colaboradores, incluindo os que atuam em jornada remota. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas e de outras soluções, visite www.norber.com.br