3 lições do esporte sobre trabalho em equipe

3 lições do esporte sobre trabalho em equipe

“O talento individual pode vencer jogos, mas é o trabalho em equipe que ganha campeonato”. A frase, do astro do basquete americano Michael Jordan, resume o espírito que costuma ser a base de times campeões. Por exigir esforço em conjunto em prol de um mesmo objetivo, os esportes coletivos têm diversas semelhanças com o dia a dia no ambiente corporativo. Inspire-se nas lições de líderes do esporte e forme um time entrosado, motivado e de alta performance.

  1. Engaje os talentos

Com seis medalhas olímpicas e uma série de títulos à frente das seleções masculina e feminina de voleibol, o técnico Bernardinho é exemplo de líder que extrai resultados por meio do trabalho coletivo. Em seu livro “Transformando Suor em Ouro”, ele aponta o segredo do sucesso: “No vôlei como na vida valem os mesmos princípios: a necessidade de identificar talentos, de manter as pessoas motivadas, de se comprometer com o desenvolvimento de cada membro do grupo e, principalmente, de criar um espírito de equipe que torne o desempenho do time muito superior à mera soma dos talentos individuais”.

  1. Valorize o potencial de cada um

À frente da seleção brasileira de futebol, o técnico Tite recuperou a autoestima do elenco, que andava desacreditado desde a derrota por 7 a 1 para a Alemanha. Mostrando que cada atleta tem sua importância em campo, o treinador colocou todos em condições de igualdade e, valorizando o jogo coletivo, conduziu o time à classificação para a Copa do Mundo da Rússia. Falando sempre em meritocracia e em transparência, o treinador exige qualificação técnica e comprometimento. “O principal desafio em qualquer área está na qualificação profissional, em ser conhecedor de forma profunda do metiér, daquilo com que se trabalha”.

  1. Faça o seu melhor

Ciente de que fazia parte de uma equipe, Ayrton Senna costumava creditar suas vitórias ao trabalho de mecânicos, projetistas, engenheiros, técnicos. Piloto determinado e competitivo, buscava se superar a cada corrida. “Tento meu melhor em tudo o que eu faço. É o meu temperamento, não consigo fazer nada pela metade. Quando me proponho a fazer alguma coisa vou a fundo e dou o meu melhor”.  Não por acaso, o brasileiro conquistou o tricampeonato mundial e se tornou ídolo da Fórmula 1.

Especialista em controle de frequência, a Norber desenvolve soluções que visam a melhoria de processos voltados à gestão de pessoas. O NewPonto é um software que integra o controle de ponto à folha de pagamento, otimizando tarefas administrativas. Para conhecer as funcionalidades desta ferramenta, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

3 lições do esporte sobre trabalho em equipe
3 lições do esporte sobre trabalho em equipe

3 thoughts on “3 lições do esporte sobre trabalho em equipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *