3 dicas para promover a autogestão nas equipes

3 dicas para promover a autogestão nas equipes

Com a disseminação do home office, a autogestão se tornou uma das habilidades mais valorizadas nas empresas. À medida em que as pessoas passaram a trabalhar remotamente, sem seus chefes e colegas por perto, espera-se que os profissionais sejam responsáveis por administrar a própria rotina, desde os horários até as entregas. Veja dicas para promover a autogestão na sua equipe. 

  1. Defina papeis e dê autonomia

Autogestão implica em menos hierarquia e mais autonomia. Com os colaboradores trabalhando de suas casas, e não juntos em um mesmo ambiente, é fundamental que cada um saiba exatamente qual seu papel na companhia. A ideia é dar liberdade para que as pessoas organizem o seu tempo, priorizem demandas e, sobretudo, caminhem com as próprias pernas. Isso não significa ausência de liderança. Ao líder cabe delegar funções e responsabilidades, definir metas e manter a equipe alinhada aos objetivos da empresa. 

  1. Fomente o espírito de equipe

Autogestão não é sinônimo de trabalhar sozinho. Ainda que cada colaborador gerencie suas atividades e seja estimulado a agir por conta própria, muitas tarefas precisam ser desenvolvidas em conjunto. Como líder, fomente a colaboração, a comunicação transparente e o espírito de equipe, deixando claro o escopo de atuação de cada um e as expectativas acerca dos resultados esperados. 

  1. Forneça ferramentas adequadas

Para que o colaborador não dependa de seu superior para executar suas tarefas diárias, é imprescindível que os processos organizacionais estejam bem estruturados e proporcionem acesso a informações. Invista em ferramentas tecnológicas que garantam autonomia e colaboração. A utilização de um sistema de ponto online e em nuvem também é essencial para promover a autogestão. Por meio do NewPonto Cloud, o colaborador em jornada remota ou híbrida pode não só marcar o ponto online, mas também conferir faltas, atrasos e saldo de horas, com mais controle sobre a própria jornada de trabalho.  

A Norber desenvolve softwares de controle de ponto que facilitam a gestão da frequência dos colaboradores, incluindo equipes remotas. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br