Síndrome de burnout: como evitar o esgotamento mental

Síndrome de burnout: como evitar o esgotamento mental
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Você vive irritado, se sente desmotivado e já não consegue produzir como antes? Está prestes a desabar ou conhece alguém que apresenta esses sintomas? Diferente do cansaço, que é passageiro, a síndrome de burnout é o esgotamento mental decorrente de elevado nível de stress no trabalho. Causado por acúmulo de tarefas, pressão excessiva ou até perfeccionismo, esse distúrbio se reflete em exaustão física e emocional, prejudicando a carreira e também a vida pessoal. Conheça os sinais do burnout e saiba como combater essa doença ocupacional que não se resolve com uma noite de sono.

Identifique sintomas

Como gestor, observe o comportamento dos membros da sua equipe. Se aquele colaborador que era altamente comprometido parece sem energia e tem uma queda brusca de rendimento, fique atento. Apatia, falta de concentração e absenteísmo, isolamento social, negatividade e oscilação de humor, podem ser sinais de que ele está próximo da exaustão. Distúrbios alimentares, dores de cabeça e musculares, insônia, ansiedade e depressão também podem estar ligados ao esgotamento físico e mental que caracterizam a síndrome de burnout.

Dicas para prevenir

Equilíbrio é a palavra-chave para não cair na cilada do burnout. Ainda que a rotina exija dedicação, tenha em mente que você precisa se desligar do trabalho. Evite levar os problemas do escritório para casa, aprenda a administrar o tempo e, quando estiver sobrecarregado, saiba dizer não. À frente de uma equipe, monitore as demandas e o fluxo de trabalho, cobrando metas realistas e forneça ferramentas que simplifiquem tarefas operacionais, sempre que possível.

Também é importante incentivar atividades que promovam o bem-estar e a qualidade de vida, como a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável. Fique de olho se o colaborador se identifica com a cultura da empresa ou se tem problemas de relacionamento com um colega ou gestor, pois estas situações podem ser motivo de conflitos e desencadear o burnout. Na impossibilidade de gerenciar o estresse e impedir que a situação saia do controle, indique acompanhamento médico.

Especialista em gestão de frequência, a Norber desenvolve soluções que simplificam tarefas e desafogam o operacional. Um software como o NewPonto, por exemplo, otimiza a capacidade gerencial do RH na medida em que automatiza o controle de ponto e os processos operacionais da folha de pagamento. Para conhecer as funcionalidades do NewPonto, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Postado em RH