Segurança de dados: a importância da proteção da informação

Segurança de dados: a importância da proteção da informação
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O recente escândalo envolvendo o Facebook e a consultoria de marketing político Cambridge Analytica trouxe à tona a discussão sobre a importância da proteção dos dados. Depois de a rede social perder US$ 95 bilhões em valor de mercado e levar Mark Zuckerberg a reconhecer que pouco fez para proteger os dados dos usuários de uso indevido por terceiros, a polêmica está fazendo governos, empresas e usuários repensarem o uso das informações coletadas e retomarem os debates sobre criação e aprimoramento de políticas de proteção à privacidade.

Em um ambiente empresarial competitivo no qual o processamento e análise de dados é uma prerrogativa para ganhar eficiência, as empresas devem cada vez mais buscar parceiros e desenvolvedores de softwares comprometidos com a integridade dos dados e com o cumprimento das legislações vigentes.

Sistemas que registram os horários de entrada e saída dos colaboradores, por exemplo, devem garantir a segurança das informações internas e impedir eventuais adulterações na marcação eletrônica. Com isso, é possível que as empresas automatizem processos e ganhem eficiência, sem colocar em risco a transparência da relação entre empregador e funcionário.

Um sistema de gestão de controle de ponto seguro deve contar com elementos antifraude. A conexão criptografada é o primeiro desses elementos, pois o protocolo de segurança SSL deixa a URL HTTPS em perfeita segurança para o acesso ao sistema via web. Além disso, o sistema deve ter seu banco de dados blindado e atrelado ao servidor. Esse recurso permite apenas a inclusão de justificativas e impede a manipulação das marcações eletrônicas originais, seja pelo usuário ou pelo gestor.

Também é fundamental que o sistema eletrônico emita um comprovante impresso da marcação efetuada, como prevê a legislação do controle de ponto. Outro recurso que amplia a proteção é a assinatura digital, que reforça o compromisso do funcionário com os dados apresentados.

A Norber é especialista em gestão de frequência. O NewPonto, software de maior integração com fornecedores de REP do mercado, possui características de segurança e cumpre a legislação e normas das Portarias do Ministério do Trabalho. Laudo de perito judicial de informática atesta que o NewPonto, bem como o aplicativo para dispositivos móveis, foi fortemente pensado para inibir qualquer tipo de fraude nas marcações de horários e datas. Para conhecer as funcionalidades do NewPonto, do NewMobile e outras ferramentas de gestão de frequência, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

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