Profissional do futuro: habilidades exigidas na Economia 4.0

Profissional do futuro: habilidades exigidas na Economia 4.0
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Cerca de 65% das crianças em idade escolar irá trabalhar em atividades que ainda nem sequer existem, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial. Novas profissões serão criadas e outras desaparecerão, impactando radicalmente a sociedade e o mercado de trabalho.

Estudos como “Labor 2030: The Collision of Demographics, Automation and Inequality” da Bain & Company e “Workforce of the Future – the competing forces shaping 2030” da PwC traçam cenários para o futuro que se aproxima. Na Quarta Revolução Industrial, o envelhecimento da população, o aumento da urbanização e a escassez de recursos naturais são fatores que impulsionarão a criação de novos negócios voltados para um mercado cujos padrões de consumo serão também diferentes. A força por trás de toda essa mudança é o avanço exponencial e combinado de tecnologias como robótica, Inteligência Artificial e Internet das Coisas.

Mas, afinal, quais serão as habilidades profissionais requeridas num mundo em que atividades baseadas na rotina e na repetição provavelmente passarão a ser realizadas por robôs e outros elementos da automação? Segundo o estudo da PwC, “funções intelectuais exercidas por profissionais com características como liderança, inteligência emocional, criatividade e capacidade de resolver problemas deverão ser mais valorizadas”.

Para ganhar competitividade, as empresas investirão cada vez mais em automação, cruzamento de dados e novas tecnologias, sem deixar de monitorar possibilidades e riscos. Também buscarão alavancar a produtividade incentivando a inovação e, dessa forma, sairá na frente o profissional com capacidade de criar soluções, atuar de modo colaborativo e se adaptar às mudanças. Mais do que nunca, os gestores deverão estar atentos à capacitação de suas equipes, assim como na retenção dos talentos mais qualificados. Além disso, a flexibilidade da jornada de trabalho deverá fazer parte da rotina das corporações, com os colaboradores atuando remotamente e em projetos específicos, em times multidisciplinares com ampla diversidade geográfica e cultural.

Especialista em gestão de controle de ponto, a Norber desenvolve soluções que otimizam processos organizacionais. O NewPontoCloud automatiza a marcação dos horários de entrada e saída dos funcionários e integra as informações à folha de pagamento, agregando funções customizáveis às diversas áreas de sua empresa. Já o NewMobile permite a marcação de ponto remoto por meio de smartphone, de qualquer localidade e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas e outras ferramentas, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.