Mercado Online – Prazo de entrega como diferencial competitivo

Mercado online - Prazo de entrega como diferencial competitivo
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Diferentemente das lojas tradicionais, de onde o cliente sai com o produto em mãos, o comércio online tem particularidades como a entrega, sempre posterior à compra.  Além do preço da mercadoria e do valor do frete, o prazo de entrega é um fator que influencia a decisão de compra – e, lamentavelmente, seu não cumprimento é uma das principais queixas dos consumidores. Veja como o prazo de entrega está diretamente ligado à satisfação do cliente e como seu cumprimento é um diferencial competitivo.

Cumpra o prometido

Não há decepção maior que não receber a encomenda na data estabelecida. Quem compra pela internet quer comodidade e pontualidade. Portanto, calcule um prazo razoável e verdadeiro – e, sobretudo, cumpra o prometido. É esse comprometimento com a entrega que vai demonstrar a seriedade da sua empresa e determinar a experiência de compra – que, se positiva, estimula seu cliente a voltar e até recomendar a amigos. O prazo de entrega é um dos itens contemplados pelo Código de Defesa do Consumidor, e quando não cumprido, pode gerar multas para a empresa.

Monitore o caminho da entrega

A tecnologia hoje permite que se monitore em tempo real o caminho da entrega, independentemente do tipo de frete – se transportadora ou motoboy. Com sistemas GPS pode-se rastrear a encomenda desde sua saída do estoque até a chegada ao endereço do comprador. Demonstre transparência e informe ao seu cliente o status da compra, comunicando um eventual atraso e uma previsão recalculada da entrega.

Atenção à logística reversa

A logística de devolução também contribui para fidelizar o cliente de e-commerce. Lembre-se que o consumidor pode querer devolver o produto, seja porque se arrependeu da compra e ou porque a mercadoria chegou em desacordo. Por isso, tenha uma política de troca e devolução clara, detalhando regras, prazos e modos de proceder nos casos em que a encomenda precisa ser devolvida.

Agilidade nos canais de comunicação

Mantenha canais de comunicação abertos e seja ágil na solução de problemas. Imprevistos com a entrega são passíveis de acontecer, mas o modo como você lida com contratempos é determinante para a satisfação do cliente. Seja transparente, busque agilidade na resposta e evite que reclamações se propaguem nas redes sociais, comprometendo a imagem e a reputação da sua empresa.

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