Job rotation: o que é e como funciona o rodízio de funções

Ao ser selecionado em um programa de trainee, o jovem profissional muitas vezes encara um rodízio de funções. Trata-se do job rotation, prática de gestão de pessoas que dá ao profissional a chance de conhecer os variados setores da companhia, como marketing, finanças, vendas e produção. Normalmente, é desenvolvido em períodos determinados, sendo acompanhado de perto pelos gestores. Conheça os benefícios desta prática utilizada na capacitação de trainees e em programas de desenvolvimento de líderes.

Visão estratégica

O objetivo do job rotation é fornecer ao colaborador uma visão abrangente e estratégica da empresa. Ao permitir que ele experimente diferentes cargos e setores, a companhia estimula o desenvolvimento de novas habilidades e competências, formando profissionais completos. Em alguns casos, é uma oportunidade para enquadrar o profissional na função certa, aquela com a qual ele mais se identifica e na qual terá seu rendimento maximizado.

Dose de motivação

Depois de algum tempo exercendo a mesma função, o trabalho tende a se tornar monótono, repetitivo. Colocar-se em outro lugar e ter à frente novos desafios é um bom modo de sair da zona de conforto. A prática do job rotation, portanto, também tem esse objetivo: fornece uma dose extra de motivação ao tirar o funcionário da rotina, aumentando seu engajamento junto à empresa.

Capacitação e sinergia

Além de melhorar a sinergia entre os departamentos, que passam a ter um diálogo mais efetivo graças ao intercâmbio de funções, o rodízio interno de funcionários também pode ser útil para o planejamento sucessório. A visão generalista e o entendimento do negócio como um todo são importantes na formação daqueles que podem vir a ser futuros gerentes ou diretores.

Especialista em controle de frequência, a Norber desenvolve soluções que visam a melhoria de processos voltados à gestão de pessoas. O NewPonto é um software que integra o controle de ponto à folha de pagamento, otimizando tarefas administrativas do RH. Para conhecer as funcionalidades desta ferramenta, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Job rotation: o que é e como funciona

Job rotation: o que é e como funciona