Economia verde: impactos da sustentabilidade no mercado de trabalho

Economia verde: impactos da sustentabilidade no mercado de trabalho
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Cerca de 24 bilhões de novos empregos poderão ser criados até 2030 com a transição para uma economia verde. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as medidas que limitam o aquecimento global a 2 graus Celsius, imposto pelo Acordo de Paris, deverão impulsionar a geração de novas vagas de trabalho, compensando os postos que serão perdidos.

De acordo com o relatório “World Employment and Social Outlook: Greening with Jobs” da OIT, 18 bilhões de empregos podem ser criados através de setores como energia renovável e construção civil, que devem promover o uso de veículos elétricos e melhorar a eficiência energética dos edifícios. Além disso, outros 6 bilhões de postos devem surgir com a chamada “economia circular”, que prevê atividades como reciclagem, reparos e gestão de resíduos, em substituição ao atual modelo de extração de recursos naturais e descarte de bens industriais.

Dos 163 setores econômicos analisados pelo estudo, apenas 14 perderão mais de 10 mil vagas no mundo. Os mais comprometidos serão os ligados a extração e refino de petróleo, com cortes superiores a 1 milhão de postos. Prevendo também que a geração de empregos será desigual em diferentes partes do mundo, a OIT recomenda que os governos se antecipem e adotem políticas que incluam o treinamento de trabalhadores e que garantam proteção social a grupos vulneráveis.

As empresas, por sua vez, serão peças-chave nesta transição. Na medida em que adotam novas tecnologias e podem acessar financiamentos, elas são fonte de inovação e têm papel fundamental no crescimento econômico e na geração de emprego. Segundo o relatório, para aproveitar as oportunidades da economia verde, as empresas precisam adotar modelos de negócios sustentáveis – que, por sua vez, exigem uma abordagem em que resultados sociais e ambientais complementem a estratégia de lucro.

Especialista em gestão de controle de ponto, a Norber desenvolve sistemas que otimizam processos organizacionais. Um software como o NewPonto automatiza a marcação dos horários de entrada e saída dos funcionários e integra as informações à folha de pagamento. Para conhecer as funcionalidades desta ferramenta, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.