Desafios da gestão em empresas familiares

Desafios da gestão em empresas familiares

Um belo dia, você enxerga uma oportunidade e funda seu próprio negócio. A partir do seu esforço pessoal, sua empresa começa a crescer, gerando emprego e renda a outros membros da família. Na hora de passar o bastão, no entanto, surge o grande dilema: seus herdeiros não se interessam ou não estão preparados para assumir o comando do empreendimento da família. O roteiro dessa história é conhecido e se repete com frequência. Segundo o IBGE, 90% das empresas brasileiras são familiares, mas apenas 30% delas sobrevivem à transição entre gerações. Com pontos positivos e negativos, a gestão de uma empresa familiar impõe uma série de desafios. Entenda a importância de se profissionalizar a gestão para manter a empresa familiar competitiva e evitar a famosa expressão “pai rico, filho nobre, neto pobre”.

Separar razão e emoção

Numa empresa em que o chefe é também o pai, o tio ou o avô, é fundamental saber separar o profissional do pessoal. Defina o papel de cada um, formalize salários e questões societárias, e cobre qualificação, comprometimento e desempenho de todos, seja um parente ou um funcionário antigo. Tenha em mente que contratações e promoções devem se basear na meritocracia – não em relações afetivas. E cuidado para não misturar as coisas: não vá tratar de negócios em pleno almoço de domingo.

Planejamento da sucessão

Ainda que o fundador deseje que seus filhos toquem o negócio da família, a continuidade pode não ser recomendável ou possível. Herdeiro nem sempre é gestor: ele pode seguir outro rumo profissional ou mesmo não ter o perfil e as habilidades necessárias para assumir a direção da companhia. Por isso, o planejamento sucessório deve observar a descentralização gradual do poder e estar pautado na formação e no recrutamento de líderes, sejam talentos do mercado ou membros da família.

Gestão profissional

Como em qualquer empresa, o sucesso de um empreendimento familiar depende de gestão e planejamento estratégico. Para crescer em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial profissionalizar a gestão e adotar as melhores práticas de governança corporativa. Isso significa fortalecer a transparência e a eficácia dos processos, realizar uma administração orientada para resultados e implementar modernizações e investimentos em longo prazo.

Especialista em controle de frequência, a Norber desenvolve soluções que visam a melhoria de processos relacionados à gestão de pessoas. O NewPonto é um software que integra o controle de ponto à folha de pagamento, otimizando procedimentos administrativos. Para conhecer as funcionalidades desta ferramenta, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Desafios da gestão em empresas familiares

Desafios da gestão em empresas familiares