Como e por que melhorar a Comunicação Interna da sua empresa

Como e por que melhorar a Comunicação Interna da sua empresa
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Para se diferenciar em um mercado competitivo, não basta manter uma comunicação eficaz com o cliente e outros públicos externos. Peça-chave para o crescimento de qualquer companhia, o colaborador é também um emissor de mensagens e, por conhecer de perto a empresa, detém um alto índice de credibilidade. Por isso, estabelecer com ele uma interlocução efetiva, que o mantenha engajado e alinhado aos objetivos da empresa, é de fundamental importância – e uma função da Comunicação Interna. Também chamada Endocomunicação, essa ferramenta de gestão foca na transmissão de informações estratégicas dentro do ambiente corporativo. É uma troca que acontece tanto verticalmente, isto é, entre gestores e subordinados, como horizontalmente, entre funcionários de um mesmo nível hierárquico.

Por que investir em Comunicação Interna

Comunicação é fonte de aprendizagem e, nesse sentido, uma das principais metas da Endocomunicação é transmitir ao público interno a cultura da organização, assim como seus valores e objetivos estratégicos. Se trabalhada de maneira correta, tem o poder de gerar envolvimento e uma sensação de pertencimento capazes de manter o profissional motivado e, portanto, mais produtivo.

Além disso, a Comunicação Interna é fundamental para a construção da imagem da companhia. Baseados na experiência que vivenciam internamente, os profissionais emitem comentários, seja em um post compartilhado na Internet ou numa simples conversa com amigos. Porta-vozes das empresas em que trabalham, acabam colaborando para a construção da reputação da instituição junto ao público externo.

Use linguagem e canais adequados

Para realizar uma Comunicação Interna assertiva, utilize linguagem e ferramentas adequadas. Os murais de avisos, os boletins informativos e as revistas impressas são plataformas tradicionais usadas com frequência para transmitir informações relevantes aos colaboradores. Com a expansão digital, tornou-se cada vez mais comum o uso de canais como intranet, e-mail e redes sociais corporativas.

Já o vídeo, tanto para treinamentos como para a transmissão de eventos (livestreaming), é apontado como uma tendência no meio corporativo. Escolha o canal de comunicação mais apropriado, seja claro e divulgue o que é realmente importante. A ideia é alcançar o colaborador da melhor maneira e não correr o risco de ter a mensagem ignorada. Também vale investir em encontros presenciais, como reuniões com os gestores ou mesmo um “Café com o Presidente”. Por meio de lideranças inspiradoras, é possível motivar equipes e disseminar conteúdos relevantes.

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