Características de um sistema de controle de ponto antifraudes

Características de um sistema de controle de ponto antifraudes

Softwares de tratamento de ponto (SREP) estão sujeitos a regulamentações do Ministério do Trabalho e seu descumprimento pode acarretar às empresas penalizações fiscais e trabalhistas. Visando assegurar o cumprimento das…

Softwares de tratamento de ponto (SREP) estão sujeitos a regulamentações do Ministério do Trabalho e seu descumprimento pode acarretar às empresas penalizações fiscais e trabalhistas. Visando assegurar o cumprimento das obrigações legais, assim como propiciar mais transparência na relação entre empregador e funcionário, sistemas que registram os horários de entrada e saída dos colaboradores devem garantir a segurança das informações e impedir eventuais adulterações na marcação eletrônica. Conheça as características de um sistema de controle de ponto antifraudes.

Conexão criptografada

A segurança da informação do controle de ponto começa com portais e conexões criptografados. O protocolo de segurança SSL deixa a URL HTTPS em perfeita segurança para o acesso ao sistema via web, em qualquer navegador da Internet. É fazendo login neste ambiente seguro que o funcionário acompanha suas marcações, podendo administrar ocorrências, como justificativas de falta ou atraso.

Blindagem do banco de dados

A blindagem do banco de dados impede alterações na data e no horário das marcações eletrônicas, seja pelo usuário ou pelo gestor. Assim, uma vez que o colaborador faz o registro do ponto, o sistema permite que apenas se adicione justificativas, mas jamais se altere a marcação original. Além disso, a segurança do sistema está associada a uma marcação atrelada ao servidor, o que impossibilita tentativas de fraude resultantes da manipulação de data e horário no sistema operacional do computador ou de dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Assinatura digital

A assinatura digital do cartão de ponto garante a integridade dos registros realizados pelo funcionário. Caso haja alteração em qualquer dado do documento após o mesmo ter sido assinado digitalmente pelo funcionário, o sistema automaticamente retira a assinatura digital, deixando o cartão de ponto como pendente de assinatura, obrigando a realização de nova assinatura digital. Dessa forma, fica preservado o compromisso do funcionário com os dados apresentados.

Comprovante de marcação

Os sistemas eletrônicos devem registrar fielmente os horários e ainda emitir um comprovante impresso da marcação efetuada, como prevê a legislação do controle de ponto. A emissão do comprovante permite ao colaborador fiscalizar o próprio ponto, ampliando a transparência no ambiente de trabalho.

Soluções de gestão de ponto

A Norber é especialista em gestão de frequência. O NewPonto, software de maior integração com fornecedores de REP do mercado, possui as características de segurança citadas e cumpre a legislação e as normas das Portarias do Ministério do Trabalho. Laudo de perito judicial de informática atesta que o NewPonto, bem como o aplicativo para dispositivos móveis, foi fortemente pensado para inibir qualquer tipo de fraude nas marcações de horários e datas. Para conhecer as funcionalidades do NewPonto, do NewMobile e outras ferramentas de gestão de frequência, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Características de um sistema de controle de ponto antifraudes

Características de um sistema de controle de ponto antifraudes

Como a automação de processos pode beneficiar seu negócio

Como a automação de processos pode beneficiar seu negócio

Em um mundo cada vez mais competitivo, empresas que não se modernizam acabam ficando para trás. Fazer uso da tecnologia tanto em processos produtivos como na gestão do negócio é…

Em um mundo cada vez mais competitivo, empresas que não se modernizam acabam ficando para trás. Fazer uso da tecnologia tanto em processos produtivos como na gestão do negócio é necessário para se diferenciar da concorrência, ganhar tempo e elevar a produtividade. Veja como a automação é benéfica para a gestão empresarial.

  1. Gera economia de tempo

Quer abolir as planilhas de Excel e agilizar tarefas recorrentes como a folha de pagamento? Na prática, softwares que automatizam processos existem justamente para isso: acelerar a execução das atividades, tornando o trabalho operacional mais rápido, eficaz e padronizado. Com processos automatizados, o colaborador gasta menos tempo em atividades operacionais, dedicando-se mais a temas estratégicos. Além disso, a automação e integração de processos produz dados de grande utilidade para a tomada de decisões.

  1. Minimiza falhas

Automatizar processos que não precisam ser feitos pelo trabalho humano significa reduzir a possibilidade de erros. A chance de uma falha acontecer quando se depende de pessoas para transcrever manualmente as horas de entrada e saída ou calcular salários, por exemplo, é maior do que quando o processo é integrado e automatizado. Minimize riscos e evite dores de cabeça acerca de horas não pagas, por exemplo.

  1. Reduz despesas

Se você acha que a automação está fora do seu orçamento, é hora de rever seus conceitos. Ainda que, em um primeiro momento, um software de gestão exija investimento, a sua implantação é garantia de redução de despesas em médio e longo prazos. Além de minimizar erros, a automação ainda elimina a burocracia e otimiza o fluxo de trabalho, reduzindo a necessidade de horas extras.

Especialista em controle de frequência, a Norber desenvolve soluções que modernizam processos voltados à gestão de pessoas. O NewPonto é um software que integra o controle de ponto à folha de pagamento, aprimorando o gerenciamento de tarefas do RH. Para conhecer as funcionalidades desta ferramenta, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Como a automação beneficia o seu negócio

Como a automação beneficia o seu negócio

Conflito de gerações: como gerenciar diferentes perfis no trabalho

Conflito de gerações: como gerenciar diferentes perfis no trabalho

Recém-contratado, o jovem colaborador domina a tecnologia como ninguém e tem planos de crescer instantaneamente na empresa. O profissional mais experiente, por sua vez, soma anos de casa, respeita os…

Recém-contratado, o jovem colaborador domina a tecnologia como ninguém e tem planos de crescer instantaneamente na empresa. O profissional mais experiente, por sua vez, soma anos de casa, respeita os níveis hierárquicos e valoriza a estabilidade na carreira. Com formações, comportamentos e expectativas distintas, esses perfis que atualmente integram o ambiente de trabalho pertencem a gerações diferentes e, da convivência que poderia ser uma experiência enriquecedora, às vezes surgem interações conflituosas.

Conhecidos por Babyboomers, os nascidos após a II Guerra Mundial valorizam o trabalho árduo e individual, buscam segurança no emprego e podem ser resistentes a mudanças. A Geração X, nascida entre 1965 e 1979, é comprometida com a empresa, mas busca o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Já os nascidos entre 1980 e 2000 fazem parte da Geração Y ou Millennium, que é multitarefa e superconectada, almeja reconhecimento e não quer saber de rotina.

No ambiente de trabalho, gerações com valores diferentes podem acabar se estranhando, o que afeta negativamente o clima organizacional e impacta a produtividade. Como líder, você deve reduzir o conflito de gerações e estimular a colaboração para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Saiba como lidar com os diferentes perfis e obter ganhos de desempenho.

Seja mediador das relações

Use a comunicação para promover a inclusão e intermediar as relações. Para tornar a convivência mais harmoniosa, incentive o diálogo e mostre os benefícios da diversidade e da troca de experiências. Lembre-se de que a comunicação tem abordagens específicas: se os jovens lidam bem com e-mails e mensagens instantâneas, os mais velhos preferem conversas e reuniões presenciais.

Estimule o aprendizado mútuo

Formar equipes com profissionais de gerações distintas é um modo de estimular o aprendizado mútuo. Enquanto os jovens aprendem sobre resiliência, concentração e dedicação com os mais velhos, também os ensinam a lidar com a tecnologia, a serem mais flexíveis, proativos e colaborativos. Essa interação promove o desenvolvimento de novas habilidades, incentiva a criatividade e fortalece vínculos.

Motive adequadamente

Se cargos e promoções são incentivos para os profissionais mais experientes, os jovens da geração Millennium são movidos por feedbacks positivos e por novos desafios. Trace estratégias para motivar os profissionais e fazê-los dar o melhor de si, tomando cuidado para não causar ciúmes ou cometer injustiças. Colaboradores de faixas etárias variadas têm propósitos diferentes, saiba engajá-los.

Especialista em controle de frequência, a Norber desenvolve soluções que otimizam processos voltados à gestão de pessoas. O NewMobile é um software que possibilita a marcação de ponto à distância, via smartphone, em sintonia com as demandas das novas gerações. Para conhecer as funcionalidades desta e outras ferramentas, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Conflito de gerações: como gerenciar diferentes perfis no trabalho

Conflito de gerações: como gerenciar diferentes perfis no trabalho

A importância do contador para a sua empresa

A importância do contador para a sua empresa

Em 22 de setembro comemora-se o Dia do Contador. A data foi instituída em homenagem à assinatura do decreto que criou o primeiro curso superior de Ciências Contábeis no Brasil,…

Em 22 de setembro comemora-se o Dia do Contador. A data foi instituída em homenagem à assinatura do decreto que criou o primeiro curso superior de Ciências Contábeis no Brasil, em 1945.

O contador é o profissional responsável pela gestão contábil das empresas e seu papel é cada vez mais estratégico na medida em que seu serviço pode auxiliar os gestores no planejamento financeiro e na tomada de decisões. Conhecedor das legislações fiscal, trabalhista, tributária e previdenciária, seu trabalho é fundamental para negócios de qualquer porte, desde pequenas empresas até grandes corporações.

No processo de abertura da empresa, o contador é quem realiza o registro na Junta Comercial e a regularização em vários órgãos, assim como orienta sobre o tipo jurídico e a constituição societária. No dia a dia, são suas atribuições realizar a emissão de notas fiscais e também o planejamento tributário, fazendo cálculos de contribuições previdenciárias, encargos e tributos como Imposto de Renda (IR), PIS (Programa de Integração Social), CONFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), entre outros. Em muitos casos, também cabe ao profissional contábil realizar controles financeiros e fluxo de caixa, assim como a gestão da folha de pagamento.

Especialista em controle de frequência, a Norber desenvolve soluções que otimizam processos voltados à gestão de pessoas. O NewPonto é um software que integra o controle de ponto à folha de pagamento, facilitando o gerenciamento de tarefas do contador e do profissional de RH. Para conhecer as funcionalidades desta ferramenta, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

A importância do contador para a sua empresa

A importância do contador para a sua empresa

3 lições do esporte sobre trabalho em equipe

3 lições do esporte sobre trabalho em equipe

“O talento individual pode vencer jogos, mas é o trabalho em equipe que ganha campeonato”. A frase, do astro do basquete americano Michael Jordan, resume o espírito que costuma ser…

“O talento individual pode vencer jogos, mas é o trabalho em equipe que ganha campeonato”. A frase, do astro do basquete americano Michael Jordan, resume o espírito que costuma ser a base de times campeões. Por exigir esforço em conjunto em prol de um mesmo objetivo, os esportes coletivos têm diversas semelhanças com o dia a dia no ambiente corporativo. Inspire-se nas lições de líderes do esporte e forme um time entrosado, motivado e de alta performance.

  1. Engaje os talentos

Com seis medalhas olímpicas e uma série de títulos à frente das seleções masculina e feminina de voleibol, o técnico Bernardinho é exemplo de líder que extrai resultados por meio do trabalho coletivo. Em seu livro “Transformando Suor em Ouro”, ele aponta o segredo do sucesso: “No vôlei como na vida valem os mesmos princípios: a necessidade de identificar talentos, de manter as pessoas motivadas, de se comprometer com o desenvolvimento de cada membro do grupo e, principalmente, de criar um espírito de equipe que torne o desempenho do time muito superior à mera soma dos talentos individuais”.

  1. Valorize o potencial de cada um

À frente da seleção brasileira de futebol, o técnico Tite recuperou a autoestima do elenco, que andava desacreditado desde a derrota por 7 a 1 para a Alemanha. Mostrando que cada atleta tem sua importância em campo, o treinador colocou todos em condições de igualdade e, valorizando o jogo coletivo, conduziu o time à classificação para a Copa do Mundo da Rússia. Falando sempre em meritocracia e em transparência, o treinador exige qualificação técnica e comprometimento. “O principal desafio em qualquer área está na qualificação profissional, em ser conhecedor de forma profunda do metiér, daquilo com que se trabalha”.

  1. Faça o seu melhor

Ciente de que fazia parte de uma equipe, Ayrton Senna costumava creditar suas vitórias ao trabalho de mecânicos, projetistas, engenheiros, técnicos. Piloto determinado e competitivo, buscava se superar a cada corrida. “Tento meu melhor em tudo o que eu faço. É o meu temperamento, não consigo fazer nada pela metade. Quando me proponho a fazer alguma coisa vou a fundo e dou o meu melhor”.  Não por acaso, o brasileiro conquistou o tricampeonato mundial e se tornou ídolo da Fórmula 1.

Especialista em controle de frequência, a Norber desenvolve soluções que visam a melhoria de processos voltados à gestão de pessoas. O NewPonto é um software que integra o controle de ponto à folha de pagamento, otimizando tarefas administrativas. Para conhecer as funcionalidades desta ferramenta, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

3 lições do esporte sobre trabalho em equipe

3 lições do esporte sobre trabalho em equipe

Dia do Profissional de Administração

Dia do Profissional de Administração

No próximo dia 9 de setembro, comemora-se o Dia do Profissional de Administração. Responsável pela gestão empresarial, este profissional pode atuar em diversas frentes de trabalho, seja na iniciativa privada,…

No próximo dia 9 de setembro, comemora-se o Dia do Profissional de Administração. Responsável pela gestão empresarial, este profissional pode atuar em diversas frentes de trabalho, seja na iniciativa privada, em órgãos públicos ou no terceiro setor. Com formação abrangente, ele trabalha em diversos setores de uma empresa, especializando-se em recursos humanos, marketing, planejamento, finanças, logística e produção.

Cada vez mais, sua atuação está associada à capacidade de empreender, desenvolver estratégias e lidar com pessoas, competências essenciais para quem deseja ser protagonista em um ambiente empresarial no qual a inovação tecnológica tem modificado profundamente modelos de negócios. Nesta data comemorativa, a Norber felicita todos os administradores do país.

A origem da data

O Dia do Profissional de Administração está ligado à promulgação da Lei nº 4.769, que regulamentou a profissão e instituiu a criação dos órgãos responsáveis pela disciplina e fiscalização do exercício profissional. Ainda que o primeiro curso de Administração existisse desde 1941 no país, foi a partir de 9 de setembro de 1965 que a profissão foi regulamentada.

Especialista em controle de frequência, a Norber desenvolve soluções que visam a eficácia de processos voltados à gestão de pessoas. O NewPonto é um software que integra o controle de ponto à folha de pagamento, otimizando tarefas administrativas. Para conhecer as funcionalidades desta e de outras ferramentas, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Dia do Profissional de Administração

Dia do Profissional de Administração

Mercado Online – Prazo de entrega como diferencial competitivo

Mercado Online – Prazo de entrega como diferencial competitivo

Diferentemente das lojas tradicionais, de onde o cliente sai com o produto em mãos, o comércio online tem particularidades como a entrega, sempre posterior à compra.  Além do preço da…

Diferentemente das lojas tradicionais, de onde o cliente sai com o produto em mãos, o comércio online tem particularidades como a entrega, sempre posterior à compra.  Além do preço da mercadoria e do valor do frete, o prazo de entrega é um fator que influencia a decisão de compra – e, lamentavelmente, seu não cumprimento é uma das principais queixas dos consumidores. Veja como o prazo de entrega está diretamente ligado à satisfação do cliente e como seu cumprimento é um diferencial competitivo.

Cumpra o prometido

Não há decepção maior que não receber a encomenda na data estabelecida. Quem compra pela internet quer comodidade e pontualidade. Portanto, calcule um prazo razoável e verdadeiro – e, sobretudo, cumpra o prometido. É esse comprometimento com a entrega que vai demonstrar a seriedade da sua empresa e determinar a experiência de compra – que, se positiva, estimula seu cliente a voltar e até recomendar a amigos. O prazo de entrega é um dos itens contemplados pelo Código de Defesa do Consumidor, e quando não cumprido, pode gerar multas para a empresa.

Monitore o caminho da entrega

A tecnologia hoje permite que se monitore em tempo real o caminho da entrega, independentemente do tipo de frete – se transportadora ou motoboy. Com sistemas GPS pode-se rastrear a encomenda desde sua saída do estoque até a chegada ao endereço do comprador. Demonstre transparência e informe ao seu cliente o status da compra, comunicando um eventual atraso e uma previsão recalculada da entrega.

Atenção à logística reversa

A logística de devolução também contribui para fidelizar o cliente de e-commerce. Lembre-se que o consumidor pode querer devolver o produto, seja porque se arrependeu da compra e ou porque a mercadoria chegou em desacordo. Por isso, tenha uma política de troca e devolução clara, detalhando regras, prazos e modos de proceder nos casos em que a encomenda precisa ser devolvida.

Agilidade nos canais de comunicação

Mantenha canais de comunicação abertos e seja ágil na solução de problemas. Imprevistos com a entrega são passíveis de acontecer, mas o modo como você lida com contratempos é determinante para a satisfação do cliente. Seja transparente, busque agilidade na resposta e evite que reclamações se propaguem nas redes sociais, comprometendo a imagem e a reputação da sua empresa.

Especialista em controle de frequência, a Norber desenvolve soluções voltadas à gestão de frequência. O NewPonto é um software que integra o controle de ponto à folha de pagamento. Já o NewMobile possibilita a marcação de ponto via smartphone, de qualquer localidade e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas ferramentas, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Mercado online - Prazo de entrega como diferencial competitivo

Mercado online – Prazo de entrega como diferencial competitivo

4 dicas para realizar um feedback assertivo

4 dicas para realizar um feedback assertivo

No mundo corporativo, o feedback é um importante instrumento de líderes comprometidos com o desenvolvimento profissional e com o crescimento dos resultados. Baseado em uma comunicação eficaz, a prática de…

No mundo corporativo, o feedback é um importante instrumento de líderes comprometidos com o desenvolvimento profissional e com o crescimento dos resultados. Baseado em uma comunicação eficaz, a prática de oferecer retorno sobre o desempenho do colaborador tem como objetivo alinhar estratégias, corrigir problemas e desenvolver melhores atitudes no ambiente de trabalho. Veja como realizar um feedback capaz de gerar mudanças efetivas e, consequentemente, trazer melhores resultados.

Mantenha a comunicação aberta

Como líder, dê exemplo e mantenha a comunicação aberta com sua equipe. Faça do diálogo um hábito e incentive seu time por meio de atitudes, pedindo que lhe deem feedback do seu próprio desempenho. Com isso, você demonstra que está aberto a críticas e que essa avaliação é uma prática saudável e necessária para o desenvolvimento de todos.

Faça avaliações construtivas

Não misture o pessoal com o profissional e lembre-se que as avaliações devem ser essencialmente construtivas. O feedback corretivo, com orientações sobre o que é necessário mudar, deve ser feito individualmente e estar focado em fatos e em seus impactos. Quando, por outro lado, a avaliação é positiva, elogie. Ao valorizar os acertos, você indica que o caminho está correto, fortalece a autoestima e estimula o engajamento da equipe.

Use seu feeling

Evite dar feedback em momentos de tensão, mas tampouco o adie demais. Se, de um lado, a avaliação em um momento de estresse pode ser mal interpretada e gerar conflito, de outro posterga-la pode resultar em esquecimento e, consequentemente, na repetição de erros. Use seu feeling para escolher a hora certa para dar um feedback, que pode dispensar formalidade, mas deve manter a regularidade.

Detalhe pontos específicos

Seja claro na mensagem que deseja passar. Para realizar um feedback assertivo, capaz de produzir mudanças e melhores resultados, procure ser o mais específico possível, tratando de tarefas, situações ou comportamentos pontuais. Também é importante que o feedback seja personalizado, isto é, leve em conta o histórico do profissional. Por último, esteja aberto para ouvir. Esse é o momento certo para o profissional expor dúvidas ou dificuldades e, assim, enxergar como superá-las desenvolvendo suas competências e habilidades.

Especialista em controle de frequência, a Norber desenvolve soluções que visam a melhoria de processos voltados à gestão de pessoas. O NewPonto é um software que integra o controle de ponto à folha de pagamento, otimizando tarefas administrativas. Para conhecer as funcionalidades desta ferramenta, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

4 dicas para realizar um feedback assertivo

1 2 3 10