5 dicas para acertar em processos de recrutamento e seleção

5 dicas para acertar em processos de recrutamento e seleção
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O processo de recrutamento e seleção é uma das tarefas mais desafiadoras do RH. Acertar na contratação de colaboradores é chave para formar equipes bem-sucedidas e alavancar o crescimento da organização. Errar, por outro lado, gera desperdício de tempo e de recursos, acarretando prejuízos para a empresa. Confira 5 dicas para evitar erros recorrentes e acertar na hora contratação.

  1. Descreva a vaga com precisão

O desconhecimento das atribuições requeridas pelo cargo é um erro recorrente cometido pelo recrutador em processos de seleção. Para encontrar o candidato certo é necessário, primeiramente, conhecer as responsabilidades da função para, então, descrever com precisão as habilidades técnicas e comportamentais exigidas. Ao fazer uma boa descrição, você atrairá as pessoas mais adequadas e, consequentemente, será mais assertivo na contratação.

  1. Seja proativo na busca

Nem sempre o banco de talentos da empresa terá o currículo certo para a vaga em aberto. Como recrutador, amplie sua busca para além da base de dados do “Trabalhe Conosco” da companhia, diversificando as ferramentas de triagem. Use sites especializados e redes sociais profissionais, peça indicações e analise se, dentro do próprio quadro de funcionários, há alguém que merece uma promoção. Quando o melhor perfil se encontra em outra empresa, tenha em mente que uma boa política de benefícios pode ser um fator de atração.

  1. Não caia na armadilha do preconceito inconsciente

É fato que as pessoas tendem a se aproximar de seus semelhantes. Inconscientemente, você pode escolher candidatos que compartilham seus valores, sua classe social, etnia, idade ou gênero. Fique atento à armadilha do preconceito inconsciente e busque candidatos, independentemente de qualquer tipo de afinidade. Dessa maneira, você não apenas aumenta as chances de recrutar a melhor pessoa para o trabalho, como também valoriza a diversidade da equipe.

  1. Mapeie o perfil comportamental dos candidatos

O candidato pode até apresentar os requisitos técnicos exigidos para a vaga, mas será que tem o perfil comportamental mais adequado? Um processo de recrutamento e seleção eficaz leva em conta características como, por exemplo, a capacidade de se comunicar, ter iniciativa e gostar de trabalhar em grupo. Deixar de mapear o perfil comportamental, assim como a aderência do candidato à cultura organizacional, pode resultar em contratações de pessoas pouco engajadas e, portanto, menos produtivas.

  1. Dê feedback aos candidatos

Tem coisa mais desagradável que aguardar em vão o retorno do recrutador? Quem já passou por um processo seletivo, encarando entrevistas e dinâmicas de grupo, sabe quão importante é receber um feedback, independentemente da aprovação ou não. Tenha empatia e responda ao candidato posicionando-o sobre a etapa do processo e agradecendo a participação. Seja com um telefonema ou por e-mail, esse retorno demonstra a seriedade do processo e transmite a boa imagem da empresa.

Especialista em gestão de controle de ponto, a Norber desenvolve soluções que otimizam processos organizacionais. Um software como o NewPonto automatiza a marcação dos horários de entrada e saída dos funcionários e integra as informações à folha de pagamento. Para conhecer as funcionalidades do NewPonto, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Postado em RH